Complex Cognitio



O Grupo de Pesquisa "Complex Cognitio" pretende discutir uma proposta integrada dos processos da cognição humana, considerando a gama diversificada de abordagens teóricas que vêm sendo aventadas hoje, sobretudo, no campo das neurociências, da linguística, das teorias da mente, da psicologia, entre outras. 

 

A proposta, assim concebida, parte de uma discussão central de que todos os nossos conhecimentos convergem para uma dimensão corpórea, ramificados por estágios de sua elaboração a partir de processos cerebrais, mentais e de linguagem. Entende-se, por essa integração, que a capacidade que o corpo tem de significar o mundo experienciado nas interações, de criar significativamente outros mundos implica a mobilização de processos e procedidmentos que decorrem de um fazer eco-auto-organizado do organismo humano.

 

Para discurtir parte das questões imbricadas nas atividades de pesquisa do Grupo, destacamo-se os seguintes objetivos :

 

a) avaliar a natureza de interfaces entre dimensões da cognição, integrando a atividade de significação por meio de propriedades/funcionalidades cerebrais, mentais e linguísticas;

b) assinalar a necessidade de respostas fundamentadas para questões emergentes na interseção entre estas dimensões;

c) apontar a necessidade de ampliar o raio de integração para que possamos dela extrair significativas explicações para nossas indagações a respeito da cognição humana.

 

Com forma de garantir progressivo aprofundamento aos trabalhos de pesquisa em andamento, nos últimos semestres, sob a coordenação do Prof. Hugo Mari, o grupo de pesquisa vem oferecendo um Seminário de Estudos Avançados em Cognição, no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas. Esse vem se revelando um importante espaço de discussão para professores e alunos de graduação e de pós-graduação de áreas como Linguística, Literatura, Ciências da Comunicação, Filosofia, Física e Medicina da própria PUC Minas e de instituições parceiras.